24 Jun 2012

Os novos talentos da música nacional


Foram duas noites cheias de talento. A 21 e 22 de Junho, passaram pelas salas do Cinema São Jorge algumas das bandas que mais têm dado que falar na música portuguesa, numa iniciativa que, felizmente, a Fnac tem repetido nos últimos anos. O Novos Talentos Fnac 2012 teve 215 participantes. Daí saiu uma colectânea em CD com o mesmo nome e um festival com bons concertos.

A organização esteve muito bem - não houve concertos a acontecer ao mesmo tempo nem tempos mortos entre cada actuação. O alinhamento dos palcos encaixou-se muito bem e o Café Concerto animou o espaço de convívio, descanso, comida e bebida. Por outro lado, os concertos foram muito curtos - no palco principal, os intervalos de preparação entre as actuações foram, no geral, mais longos do que os próprios concertos.

No final do festival, pareceu-me óbvio que os alinhamentos teriam funcionado melhor ao contrário - o segundo dia foi mais fraco em termos de público e de espectáculo das actuações, com um conjunto de bandas que teria resultado melhor no primeiro dia. O facto de as bandas do primeiro dia terem actuado à quinta-feira não pareceu demover muitos dos espectadores, mas seria uma festa maior e melhor se tivessem actuado à sexta, a encerrar o festival.

O som e a iluminação da Sala 2 estavam muito maus.

O primeiro dia começou animado pela vitória portuguesa no Europeu e o recinto encheu. No público, muita gente pronta para ver e ouvir boa música.

Memória de Peixe
É o projecto de Miguel Nicolau e Nuno Oliveira. Bons músicos, bom som e um bom conceito de recriação das músicas no palco.
Faixa no disco Novos Talentos Fnac 2012: Estrela Morena 

Black Mamba
Uma voz smooth (de um vocalista com pinta de pirata) e música soul. Os Black Mamba não parecem nada novos talentos; parecem uma banda com anos e anos de experiência, a apresentar ao vivo muito músicas bem trabalhadas e preparadas.
Faixa no disco Novos Talentos Fnac 2012: It ain't you

Capitão Fausto
Estes rapazes tocam que se fartam. Tiveram pouco tempo para tudo o que queriam mostrar. Mesmo assim, passaram pelas músicas mais conhecidas e até algum material novo. Na sala (cheia), toda a gente de pé a dançar.
Faixa no disco Novos Talentos Fnac 2012: Verdade

O dia 2 esteve notoriamente mais vazio e  com um público muito jovem. No cartaz, havia nomes que já queria ver há bastante tempo e algumas boas surpresas.

Salto
Os Salto tocaram às 22h. Cheguei pouco antes e o São Jorge pareceu-me muito vazio, porque estava toda a gente na sala a vê-los. Foi a primeira surpresa da noite - o público de pé e a cantar as músicas.Os  Salto não são uma banda recente? Se são, não pareciam nada. Estiveram à altura do palco que abriram e deixaram-me com imensa vontade de os conhecer melhor.

Lucas Bora Bora
Gostei muito da voz ao vivo e de ver finalmente a imagem do que tenho andado a ouvir tanto na rádio. Música bem disposta, mas podia ter interagido mais com o público.
Faixa no disco Novos Talentos Fnac 2012: Café

Birds Are Indie
Ouvi pouco mas gostei da actuação. No fim, a banda a cantar no meio do público e a distribuir bolachas feitas por uma mãe orgulhosa. Fofinhos.
Faixa no disco Novos Talentos Fnac 2012: I Will Say It In Your Face

Best Youth
Queira muito ver Best Youth e não devia ser a única, dada a afluência ao concerto deles, no dia em que celebraram um ano da edição do EP Winter Lies. Não desiludiram Gostei muito do estilo.

We Trust
Foi um grande concerto - a última surpresa, se bem que já estava à espera que assim fosse. Acabou por ser um fim de noite e de festival morno, mas o André Tentugal esforçou-se muito. Puxou pelas pessoas, ensinou-lhes as letras das músicas e pediu que cantassem com ele. Convidou Best Youth para o palco e acabou com as canções mais conhecidas.


--
Fnac has been helding a project to promote the Portuguese talents in several fields. The music part of the project had 215 applications this year. From that, Fnac edited an album with 3 CDs full of songs by Portuguese bands who had their break last year and put up a festival, on 21st and 22nd of June.

Instead of telling you about the great shows I watched at the Novos Talentos Fnac 2012, I'll leave you the songs so you guys can listen to them and get to know these amazing Portuguese new bands.